CARRO VOADOR

Este é o primeiro carro voador oficialmente autorizado a transitar pela Europa

O carro voador PAL-V Liberty obteve aprovação para transitar pela Europa. Mas, por enquanto, ele só poderá se movimentar sobre rodas. Apesar disso, com a permissão para circular nas ruas, o veículo está mais perto de obter sua certificação para voar.

O veículo foi liberado para rodar pelas ruas após ser submetido a testes de freios, emissões e poluição sonora. Além disso, o PAL-V Liberty também foi aprovado ao ser testado em pistas ovais de alta velocidade. O projeto vem sendo avaliado pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) desde 2015. Mais de 1.200 relatórios precisam ser concluídos, antes que as 150 horas finais de teste de voo possam ocorrer.

O protótipo, desenvolvido nos Países Baixos, voou pela primeira vez em 2012. Espera-se que ele chegue ao mercado com um preço estimado de 399 mil dólares (cerca de R$ 2,3 milhões). A empresa criadora do carro voador já recebeu aproximadamente 80 pedidos do veículo.

O PAL-V Liberty possui dois assentos e é equipado com um motor de 230 CV de quatro cilindros. Uma das suas particularidades é a capacidade de passar do modo automóvel a girocóptero em somente 10 minutos. O protótipo é fabricado com fibra de carbono, titânio e alumínio, tem um peso aproximado de 680 kg e requer uma área de aterrissagem de 160 metros.  Confira abaixo o vídeo que mostra o veículo sendo testado:


Fontes: UOL e Pal-V

Imagem:  PAL-V /Divulgação