ESPAÇO

Este é o veículo off-road que o Japão pretende usar para conquistar a Lua

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) e a Toyota Motor Corporation anunciaram há um ano o acordo de colaboração para a exploração espacial internacional. Juntas, elas estão desenvolvendo um veículo lunar pressurizado e tripulado, movido a células de combustível. Agora foi revelado que o equipamento se chamará Lunar Cruiser.

O veículo elétrico foi projetado para ser tripulado durante missões de exploração. Os testes do Lunar Cruiser incluem simulações para medir a dissipação de energia e calor, além de avaliar sua fabricação e os pneus que serão utilizados. Mesmo com a quantidade limitada de energia que se pode transportar à Lua, o veículo pressurizado teria uma autonomia total de mais de 10 mil quilômetros. 


O Lunar Cruiser terá  6 m de comprimento, 5,2 m de largura e 3,8 m de altura. Seu espaço interno é de 13 metros cúbicos, sendo capaz de abrigar confortavelmente duas ou até mesmo quatro pessoas, em situação de emergência. O veículo contará com uma cabine pressurizada, equipada para que os astronautas possam permanecer ali durante um certo período de tempo sem utilizar trajes espaciais.  A JAXA espera estrear o equipamento em uma missão planejada para o fim da década de 2020.  

Com a colaboração da General Motors, Nissan e Michelin, a NASA também se encontra com o mesmo desafio de desenvolver um veículo pressurizado para que os astronautas possam trabalhar sem trajes especiais em seu interior. Trata-se do SPR, equipado com 12 rodas com tração integral, que serão cobertas com malha de alumínio em vez de borracha.


Fonte: JAXA

Imagens: JAXA/Toyota/Divulgação