Inicio

Estudiosos encontram vestígios recentes de água em Marte

Por History Channel Brasil em 11 de Julho de 2015 às 02:54 HS
Estudiosos encontram vestígios recentes de água em Marte-0

De acordo com um estudo publicado pela revista Nature Communications, um grupo de cientistas encontrou traços surpreendentemente recentes de água no planeta vermelho.  A descoberta, realizada graças à câmera HiRISE da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, ocorreu em Istok, uma cratera de buracos bem definidos e com menos de um milhão de anos – e, por isso, a conclusão de que os rastros de água pertencem a um período recente. Isso amplia ainda mais o panorama do ciclo da água em Marte e poderia resultar em uma descoberta futura de traços de vida.

Estudando a disposição dos barrancos da cratera em três dimensões e comparando-os com encostas terrestres, os cientistas descobriram que os fluxos dos detritos teriam tido entre 20 e 60% de água (algo similar ao que acontece em lugares muito secos da Terra, como o deserto do Atacama), e que as marcas surgiam com frequência, com “tobogãs” repentinos que acontecem a cada 10 a 100 anos.

A pergunta que fica no ar agora é se a cratera Istok é um oásis solitário, uma exceção à regra dentro do seu planeta seco, ou se outros ambientes úmidos e parecidos estão espalhados por Marte. De qualquer forma, os resultados dessa pesquisa são valiosos e surpreendentes.

Assista ao vídeo abaixo e saiba tudo sobre o Planeta Vermelho:

 

Fonte: ABC