Inicio

Estudo aponta quais são os países mais ignorantes do mundo

Por History Channel Brasil em 28 de Março de 2016 às 00:08 HS
Estudo aponta quais são os países mais ignorantes do mundo-0

O povo brasileiro parace fazer parte de um gigante que conhece pouco sobre si, segundo um estudo chamado Perigos da Percepção.

O país ficou com a terceira pior colocação num raking que tinha por objetivo saber quanto um povo sabe sobre si mesmo. Os brasileiros mostraram ignorar muitos dados sobre sua própria população em aspectos como idades, índices de imigração e de acesso à internet entre outros, perdendo apenas para o o líder México e a Índia.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



O estudo reuniu 33 nações de todos os continentes e foi feito com cerca de mil brasilerios. Para fazer o cálculo, a pesquisa do instituto britânico Ipsos MORo produziu 12 questões e comparou as suposições dos entrevistados com os dados reais. A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 16 de outubro de 2015.

Os brasileiros erraram, especialmente, as perguntas relacionadas à idade da população. Os entrevistados acreditavam que a média de idade dos habitantes do próprio país é de 56 anos, mas o correto é 31. Outra pergunta que os entrevistaram erraram muito foi "a cada 100 pessoas, quantas você acha que têm 14 anos ou menos?", a média dos palpites foi 39, porém o certo é 24.

O estudo também mostrou que o brasileiro imagina que há mais mulheres na política do que realmente existe. Numa média geral, os entrevistados disseram que 31% dos políticos são mulheres, mas esse número é bem inferior: 14%. Um grande erro foi sobre a porcentagem de imigrantes. As respostas apontavam 25%, mas somente 0,3% da população brasileira é de fora.

Na outra ponta, os países mais conscientes sobre o próprio povo são Coreia do Sul, Irlanda e Polônia.

Veja abaixo o ranking dos piores 20 colocados:

1) México

2) Índia

3) Brasil

4) Peru

5) Nova Zelândia

6) Colômbia

7) Bélgica

8) África do Sul

9) Argentina

10) Itália  

11) Rússia

12) Chile

13) Grã-Bretanha

14) Israel

15) Austrália

16) Japão

17) Canadá

18) Alemanha

19) Holanda

20) Espanha

Estudo aponta quais são os países mais ignorantes do mundo - 1

 


Fontes: Ipsos MORISuperinteressante

Imagem: ipsos-mori.com