Inicio

Estudo indica que abelhas adoram maconha e que a cannabis pode salvar esses insetos

Por History Channel Brasil em 27 de Janeiro de 2020 às 20:22 HS
Estudo indica que abelhas adoram maconha e que a cannabis pode salvar esses insetos-0

Um novo estudo indica que as abelhas são grandes apreciadoras de cannabis. De acordo com os pesquisadores, diversas populações desses insetos têm sido observadas visitando plantações da erva nos Estados Unidos. O fenômeno está sendo creditado à rápida expansão desse tipo de cultivo após a legalização do uso recreativo da maconha em 11 estados do país. 

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Cornell, foi publicada pela revista científica Environmental Entomology. O estudo observa que nos últimos anos o habitat das abelhas está ameaçado devido à agricultura industrial. Isso porque o uso generalizado de pesticidas e inseticidas químicos, patógenos e parasitas persistentes tem causado estresse nutricional às comunidades apícolas. No entanto, a recente expansão agrícola da Cannabis sativa estaria revertendo um pouco a situação, pois a planta ofereceria "um recurso floral único para as abelhas".

Os cientistas afirmam que devido a suas características únicas de floração, a cannabis tem potencial para fornecer um recurso nutricional decisivo para as abelhas durante uma época de escassez floral. Assim, o aumento da presença desses insetos daria uma contribuição significativa para polinização de outras espécies de plantas, beneficiando todo o agroecossistema. 

A descoberta parece confirmar um outro estudo recente da Universidade Estadual do Colorado. Segundo essa pesquisa, o cultivo de cannabis em grande escala pode ajudar a reverter a diminuição das populações de abelhas, pois a planta é uma grande fonte de pólen, o que atrai os insetos. Segundo os pesquisadores, a maioria das plantações de cannabis floresce entre julho e setembro no hemisfério norte, coincidindo com a falta de produção de pólen de outras culturas agrícolas.

Estudo indica que abelhas adoram maconha e que a cannabis pode salvar esses insetos - 1


Fontes: Lad Bible e Forbes

Imagens: Shutterstock.com