Inicio

Estudo sugere que plantas comunicam-se entre si

Por History Channel Brasil em 04 de Junho de 2018 às 13:09 HS
Estudo sugere que plantas comunicam-se entre si-0

Um novo estudo sugere que as plantas possuem a capacidade de comunicar-se entre si. O trabalho mostra como elas monitoram sinais subterrâneos e reagem ao que acontece a sua volta, enviando sinais umas às outras. A pesquisa também demonstra como as plantas possuem métodos sofisticados para responderem a estímulos externos. 

Vídeo relacionado:

O estudo, comandado por Velemir Ninkovic, da Universidade Sueca de Ciências Agrárias, descobriu que, quando estão muito próximas umas das outras, as plantas emitem sinais químicos no solo. Esses sinais levam suas vizinhas a crescerem de forma mais agressiva. A pesquisa sugere que esse crescimento acelerado ocorre como método de defesa, para que elas não fiquem na sombra de outras plantas.   

Em um dos experimentos, para simular um ambiente de proximidade entre as plantas, os cientistas estimularam algumas delas, tocando suas folhas delicadamente com um pincel de maquiagem. Essas plantas foram então colocadas em uma solução hidropônica, que capturava sinais químicos emitidos pelas suas raízes. Em seguida, plantas que não haviam sido tocadas foram colocadas em contato com a mesma solução e com uma solução nova.

O estudo demonstrou que as plantas mudaram suas estratégias de crescimento de acordo com os sinais emitidos pelas plantas tocadas. Quando havia a possibilidade de escolha, as plantas preferiam colocar suas raízes na solução que não havia entrado em contato com as plantas tocadas pelos pesquisadores. Isso indica que elas preferem ambientes com menos competição, onde não precisam dividir nutrientes.

A pesquisa foi divulgada pela publicação científica PLOS ONE. Os cientistas agora procuram entender quais sinais são mais determinantes para a alteração de comportamento das plantas.

Fonte: The Guardian e Atlas Obscura

Imagem: Shutterstock.com