EXOPLANETAS

Exoplaneta com potencial para abrigar vida é descoberto próximo da Terra

Planeta orbita sua estrela a uma distância que possibilita a existência de água líquida
Por: HISTORY Brasil

Astrônomos identificaram uma série de exoplanetas que orbitam a estrela L 98-59, situada a apenas 35 anos-luz da Terra. Segundo os pesquisadores, um desses mundos fica situado na zona habitável, ou seja, ele orbita sua estrela a uma distância que possibilita a existência de água líquida. A descoberta do novo sistema pode ajudar na busca por evidências de vida fora do nosso planeta. 

Planeta com presença de água líquida

De acordo com os pesquisadores, a configuração desses exoplanetas em relação a sua estrela é semelhante ao nosso Sistema Solar. Segundo o estudo, os dois planetas mais próximos da estrela provavelmente são secos, mas poderiam ter pequenas quantidades de água. Enquanto isso, um terceiro planeta poderia ter sua massa composta por até 30% de água, o que o tornaria um mundo oceânico.



Além disso, a equipe descobriu um quarto planeta e indícios de um quinto, em uma zona distante onde água líquida poderia existir em sua superfície. “Temos indícios da presença de um planeta terrestre na zona habitável deste sistema”, afirmou Olivier Demangeon, pesquisador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto, em Portugal, e principal autor do estudo.

“O planeta na zona habitável poderia ter uma atmosfera que protegesse e sustentasse a vida”, explicou María Rosa Zapatero Osorio, pesquisadora do Instituto de Astrofísico das Ilhas Canárias (IAC) e coautora do artigo. “Nossa sociedade procura planetas terrestres desde o nascimento da Astronomia, e agora finalmente estamos cada vez mais perto da detecção de um deles na zona habitável da sua estrela e cuja atmosfera poderíamos estudar”, completou Rafael Rebolo, diretor do IAC.



VER MAIS


Fonte:  Instituto de Astrofísico das Ilhas Canárias

Imagens: ESO/M. Kornmesser e ESO/L. Calçada/M. Kornmesser/O. Demangeon