Inicio

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro

Por History Channel Brasil em 09 de Outubro de 2019 às 19:42 HS
Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro-0

O primeiro modelo de carro fabricado por Ferdinand Porsche (1975-1951) tem uma história surpreendente. O veículo, construído em 1898, foi resgatado há alguns anos, após ter ficado esquecido desde 1902. O caso parece ter saído de um episódio de Caçadores de Relíquias .

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro - 1

O carro, que se chamava Egger-Lohner C2 Phaeton (ou Porsche P1), foi encontrado num celeiro da Áustria, onde ficou intocado por esse tempo todo. Quer mais? No peito do P1 batIa um motor elétrico, desenhado pelo então jovem Dr. Porsche em pessoa, quando ele tinha apenas 18 anos. E há quem pense que os carros elétricos são uma novidade.

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro - 2

Além de ter sido o primeiro carro Porsche,  o P1 também foi o pioneiro nas vitórias da marca nas pistas de corrida. Do alto dos seus 33km/h de velocidade máxima, ele chegou na frente de outros 19 competidores na Exibição Internacional de Veículos Motorizados de Berlim, realizada em setembro de 1899.

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro - 3

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história passou anos esquecido em um celeiro - 4

O modelo P1, que se encontra preservado sem restaurações, exceto por painéis de acrílico reproduzindo sua carroceria original, acabou virando a atração principal da seção “prólogo” do Museu da Porsche. 


Fonte: NPR

Imagem: Juergen Skarwan/Porsche.com