ARQUEOLOGIA

Família encontra moedas de ouro do século XVI enquanto capinava quintal na Inglaterra

Por: HISTORY Brasil

Uma família teve uma grande surpresa enquanto capinava o quintal de casa, em Hampshire, na Inglaterra. A atividade banal resultou na descoberta de um verdadeiro tesouro. Enterradas abaixo das ervas daninhas, estavam 63 moedas de ouro e uma de prata dos séculos XV e XVI.

Ao encontrar o tesouro, a família entrou em contato com o Museu Britânico. “Eles estavam revirando o solo e, de repente, essas moedas saltaram da terra ... milagrosamente”, disse Ian Richardson, do departamento de tesouros do museu. “Foi uma descoberta bastante chocante para eles e muito interessante para nós”, completou.



De acordo com os pesquisadores, o tesouro deve ter sido escondido por volta de 1540. Entre as peças, estão moedas que trazem a figura do rei Henrique VIII. Elas são consideradas incomuns pois, separadamente, apresentam as iniciais de três de suas esposas - Catarina de Aragão, Ana Bolena e Jane Seymour.

As moedas tinham bastante valor na época em que foram enterradas. A "poupança" estava avaliada em £ 24 no século XVI, o que representaria hoje £ 14.000 (cerca de R$ 95.000). "Era muito dinheiro, certamente mais do que o salário anual de uma pessoa comum”, disse Barrie Cook, especialista em moedas do museu.




Fontes: Live Science e The Guardian

Imagens: Museu Britânico/Divulgação