Inicio

Farelos de pão de quase 15 mil anos são encontrados por arqueólogos

Por History Channel Brasil em 15 de Agosto de 2018 às 21:43 HS
Farelos de pão de quase 15 mil anos são encontrados por arqueólogos-0

O pão é um dos alimentos mais tradicionais da humanidade. Agora, uma nova descoberta indica que ele é ainda mais antigo do que se imaginava: arqueólogos encontraram na Jordânia farelos de cerca de 15 mil anos. 

Vídeo relacionado:

Os farelos de pão estavam em volta de resquícios de uma fogueira utilizada por um grupo de caçadores-coletores da cultura natufiana (12.500-10.000 a.C). "Parece com algo que você poderia encontrar queimado em sua torradeira", disse a arqueóloga Amaia Arranz-Otaegui.

O pão era feito de cereais e tubérculos misturados com um tipo de farinha muito parecido com o que é utilizado em padarias atualmente. As pessoas daquela época provavelmente misturavam essa farinha com água para criar uma massa. Sem fornos de pão, eles podem ter usado as cinzas da fogueira ou uma pedra quente para assar a mistura.

Antes disso, os mais antigos restos de pães que haviam sido encontrados datavam de 9100 anos atrás e foram localizados na Turquia. Durante anos, os cientistas relacionaram a produção de pão ao surgimento da agricultura no período neolítico, há cerca de 12 mil anos. "Encontrar resquícios de pão em um sítio arqueológico de 14.500 anos, antes de existir a agricultura, foi algo surpreendente. Não esperávamos encontrar nada parecido", completou Arranz-Otaegui.


Fonte: Archaeobotanical evidence reveals the origins of bread 14,400 years ago in northeastern Jordan

Imagem: Jonathunder, via Wikimedia Commons