Inicio

Filhote de leão de 28 mil anos encontrado intacto tem segredos revelados

Segundo os pesquisadores, Spartak é provavelmente o animal da Era do Gelo mais bem preservado já encontrado
Por History Channel Brasil em 06 de Agosto de 2021 às 12:39 HS
Filhote de leão de 28 mil anos encontrado intacto tem segredos revelados-0

O solo congelado da Sibéria (também conhecido como permafrost) é uma espécie de freezer natural capaz de preservar material orgânico por milênios. Agora, um novo estudo desvenda mistérios envolvendo um filhote de leão-das-cavernas encontrado praticamente intacto por lá. Segundo os pesquisadores, o animal viveu há 28 mil anos.

Filhotes congelados de leão-das-cavernas 

Anteriormente, os pesquisadores já haviam feito o mapeamento genético do filhote, batizado de "Spartak". No novo estudo, cientistas do Centro de Paleogenética em Estocolmo, na Suécia, descobriram outros detalhes envolvendo o animal. Além dele, os especialistas também analisaram os restos mortais de outro filhote da espécie encontrado na mesma região, chamado "Boris", que viveu há mais de 40 mil anos.

Filhote de leão de 28 mil anos encontrado intacto tem segredos revelados - 1

"Spartak é provavelmente o animal da Era do Gelo mais bem preservado já encontrado e está mais ou menos intacto, exceto o pelo, que está um pouco danificado. Até seus bigodes estão preservados. Boris está um pouco mais prejudicado, mas ainda está muito bem", disse Love Dalen, autor do novo estudo sobre os filhotes. Os dois filhotes morreram quando tinham entre um e dois meses de vida. As análises indicam que nenhum deles foi vítima de predadores.

"Devido a sua preservação, eles devem ter sido enterrados muito rapidamente. Então, talvez eles morreram em um deslizamento de terra ou caíram em uma rachadura no permafrost", afirmou Dalen. Além dos dois filhotes de leão, diversos animais da Era do Gelo têm sido encontrados no solo congelado da Sibéria devido ao derretimento do gelo causado pelas mudanças climáticas. Entre eles, estão um filhote canino de uma espécie misteriosa, um rinoceronte e uma cabeça de lobo de 40 mil anos incrivelmente bem preservada.

VER MAIS


Fonte: CNN

Imagens: Love Dalen e Jacquelyn Gill/Divulgação, via Universidade de Estocolmo