Inicio

Foguete de Elon Musk irá levar quatro turistas ao espaço nesta quarta-feira

Missão Inspiration4 é a primeira inteiramente composta sem a presença de astronautas profissionais
Por History Channel Brasil em 15 de Setembro de 2021 às 14:46 HS
Foguete de Elon Musk irá levar quatro turistas ao espaço nesta quarta-feira-0

Um novo capítulo da história da exploração espacial comercial será escrito nesta quarta-feira (15/09). A SpaceX, do bilionário Elon Musk, irá enviar ao espaço a primeira missão composta inteiramente por turistas, sem a participação de astronautas profissionais. Os quatro tripulantes a bordo da cápsula Crew Dragon Resilience deverão orbitar a Terra durante três dias.

Missão Inspiration4

O foguete Falcon 9 que levará a cápsula está previsto para ser lançado às 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, na Flórida. A tripulação é composta pelo bilionário Jared Isaacman (que financiou a missão Inspiration4), pela professora Sian Proctor, pela médica Hayley Arceneaux e pelo engenheiro de dados Chris Sembroski. Durante a jornada, o quarteto voará pela órbita da Terra, girando ao redor do planeta uma vez a cada 90 minutos.

Foguete de Elon Musk irá levar quatro turistas ao espaço nesta quarta-feira - 1

Os companheiros de viagem de Isaacman foram selecionados de maneiras diferentes. Ele pediu ao hospital infantil St.Jude (instituição auxiliada por Isaacman) que escolhesse uma sobrevivente de câncer que havia se tornado profissional de saúde, e a organização escolheu Arceneaux. Proctor ganhou um concurso online exclusivo para pessoas que usam a plataforma de pagamento que Isaacman administra. Enquanto isso, Sembroski garantiu sua vaga ao participar de uma rifa para ajudar o mesmo hospital onde trabalha Arceneaux. 

Ao contrário de seus colegas Jeff Bezos e Richard Branson, que foram ao espaço recentemente em missões financiadas por suas respectivas empresas, Elon Musk não participará do voo da SpaceX. Mas a sua viagem é mais ambiciosa do que as que levaram os outros bilionários para fora da Terra. Isso porque Branson e Bezos realizaram voos suborbitais, ou seja, as suas espaçonaves não chegaram a entrar na órbita do planeta. Já a cápsula de Musk romperá essa barreira. 

VER MAIS


Fontes: O Globo e CNN

Imagens: Inspiration4