Dinossauros

Fósseis de dinossauros são encontrados durante obras em rodovia em São Paulo

Entre os fragmentos pré-históricos estão ossos dos gigantes titanossauros
Por: HISTORY Brasil

Trabalhadores encontraram fósseis de dinossauros durante obras em uma rodovia no interior de São Paulo. A descoberta aconteceu enquanto eles escavavam uma galeria para escoamento de água na praça de pedágio localizada no km 623 da SP 294, entre Irapuru e Pacaembu. Alguns fragmentos pré-históricos têm cerca de 90 milhões de anos.

Segundo a Eixo SP, concessionária responsável pelo trecho, as obras foram paralisadas de imediato assim que as primeiras evidências de fósseis apareceram. Por mais de 15 dias, o local foi isolado para que trabalhos de escavações fossem feitos pelo paleontólogo Fabiano Vidoi Iori e pelo biólogo Leonardo Paschoa. Ambos são pesquisadores do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa, a 300 quilômetros do local da descoberta.



Fósseis de titanossauros

Foram encontradas dezenas de fragmentos fósseis. Entre eles, estão ossos dos gigantes titanossauros (dinossauros “pescoçudos”, quadrúpedes e herbívoros que podiam alcançar por volta de 20 metros) e dentes de abelissaurídeos, predadores bípedes, que chegavam a até nove metros de comprimento. Outros fragmentos extraídos sugerem que, no Período Cretáceo, a região era formada por rios e lagos. 

O material catalogado também inclui ossos, escamas e dentes de crocodiliformes; escamas de peixes; e restos de cascos e esqueletos de cágados, uma fauna que viveu há cerca de 85 milhões de anos. “Dentre os fósseis coletados, temos peças bem importantes, em especial os fragmentos cranianos, que vão permitir investigar mais a fundo se as espécies descobertas são inéditas ou já catalogadas na região”, afirmou Iori.




Fonte: G1, Estadão e Eixo SP

Imagens: Eixo SP/Divulgação