Inicio

Garoto de 12 anos encontra barco de 4 mil anos em lago na Irlanda

Por History Channel Brasil em 09 de Julho de 2020 às 21:03 HS
Garoto de 12 anos encontra barco de 4 mil anos em lago na Irlanda-0

Um menino de 12 anos fez uma descoberta incrível enquanto brincava em um lago no fundo da sua casa, na Irlanda. Cathal McDonagh encontrou os destroços de um barco que pode ter mais de 4 mil anos, de acordo com arqueólogos.  A embarcação tem aproximadamente 5 m de comprimento.

A descoberta aconteceu na cidade de Lisacul, no condado de Roscommon. Segundo Eileen McDonagh, mãe de Cathal, ele deveria estar fazendo os deveres de casa, mas resolveu dar uma caminhada na beira da água. De acordo com o jornal The Irish Independent, o garoto tropeçou em um pedaço de madeira antiga que estava em uma parte rasa do Lago Cloonacolly. 

Assim que encontrou os destroços, Cathal correu para contar a novidade para sua mãe. "Eu achei que fosse o pilar de uma cerca", disse Eileen. Peter, pai do menino, e seus dois irmãos ajudaram a tirar o pedaço de madeira da água. Depois, a família entrou em contato com a Unidade de Arqueologia Subaquática do Departamento de Cultura e Patrimônio para que o artefato fosse avaliado.

O lago onde o barco foi encontrado abriga pelo menos um crannóg (ilha artificial usada como habitação e fortificação na Irlanda pré-histórica). Por isso os arqueólogos acreditam que a embarcação possa datar do ano 2000 a.C. De acordo com os especialistas existe a possibilidade de o barco ser mais recente, da Idade Média. Estudos mais detalhados serão necessários para precisar a idade da embarcação.


Fontes: The Irish Independent e Irish Central

Imagem: Reprodução