Inicio

Gelo descoberto em diamantes pode indicar existência de água nas profundezas da Terra

Por History Channel Brasil em 19 de Março de 2018 às 19:34 HS
Gelo descoberto em diamantes pode indicar existência de água nas profundezas da Terra-0

Cientistas descobriram uma misteriosa forma de gelo cristalizado dentro de diamantes. Esse tipo de fenômeno nunca havia sido observado antes na natureza. Isso pode indicar a existência de reservatórios de água nas profundezas do manto terrestre.

Vídeo relacionado:

Apesar de sólido dentro dos diamantes, essa espécie de gelo cristalizado, conhecido como ice VII, seria líquida no manto terrestre, de acordo com os pesquisadores.  O achado foi uma surpresa para os cientistas, que não esperavam encontrar água nas gemas. 

Os diamantes pesquisados foram encontrados na China, África do Sul e Botsuana. "Esses reservatórios de água podem ser um fenômeno global", disse Oliver Tschauner, professor de geologia da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos. A descoberta irá ajudar os cientistas a criar modelos mais precisos do interior da Terra.

Os diamantes oferecem uma oportunidade única para os cientistas observarem o que acontece dentro da Terra. As pedras são criadas sob imensa pressão durante milhões de anos. A maioria deles foi formada no manto, a quilômetros de profundidade. As gemas podem absorver outros minerais do manto e carregá-los lentamente para a superfície.

Fonte: Newsweek

Imagem: Bjoern Wylezich/Shutterstock.com