Inicio

Governo Paraguaio quer que Brasil devolva troféu da Guerra do Paraguai

Por History Channel Brasil em 10 de Julho de 2015 às 02:04 HS
Governo Paraguaio quer que Brasil devolva troféu da Guerra do Paraguai-0

Uma última “trincheira” em relação à Guerra do Paraguai segue viva na diplomacia entre o país vizinho e o Brasil. O confronto ocorrido entre 1864-1870 teria um último ajuste diplomático em torno do canhão El Cristiano (O Cristão). O objeto está no Museu Histórico do Rio de Janeiro, exposto como troféu de guerra brasileiro, e é reclamado pelo governo paraguaio por simbolizar "a luta e sacrifício do povo paraguaio em uma guerra injusta", de acordo com o senado do país.

Em abril deste ano, os senadores aprovaram uma declaração pedindo ao governo brasileiro que devolva ao Paraguai o canhão. O objeto de bronze pesa 10 toneladas e recebeu esse nome porque foi feito a partir da fundição de sinos de igrejas de Assunção, em 1867. O canhão acabou apreendido pelas forças brasileiras que combatiam ao lado de Argentina e do Uruguai contra o Paraguai.

Em notícia publicada pelo site do senado brasileiro, o diplomata Miguel Solano López, um dos bisnetos de Francisco Solano López, o presidente paraguaio na época da guerra, diz que o Brasil precisa devolver o canhão “para que as feridas se cicatrizem no Paraguai”.

Não é a primeira vez que ocorre uma manifestação paraguai pela repatriação do canhão. Em março de 2013, o então presidente Federico Franco exigiu em um discurso, no Dia dos Heróis, festa nacional
no país, que o canhão fosse devolvido. A Guerra do Paraguai praticamente acabou com o país e matou boa parte de seus homens, deixando uma proporção de um homem para cada quatro mulheres após o conflito.

Assista ao vídeo e conheça melhor Solano López, um dos principais protagonistas da maior guerra da América Latina:

Fonte: Agência Senado

Imagem: Museu Histórico Nacional