Inicio

Grandes heróis que foram esquecidos pela história

Por History Channel Brasil em 14 de Setembro de 2017 às 19:38 HS
Grandes heróis que foram esquecidos pela história-0

Alguns personagens importantes nunca receberam o reconhecimento merecido. 

Vídeo relacionado:

A história é escrita pelos grandes homens e mulheres, cujas contribuições pavimentam o caminho da humanidade rumo a uma vida melhor. Pelo menos é assim em teoria, já que, na prática, a realidade é bastante diferente.

Conheça alguns dos grandes nomes que foram esquecidos pela história: 

Grace Murray Hopper (1906-1992): Em uma época em que se sabia que os computadores podiam fazer cálculos mas não executar programas, Hopper desenvolveu o instrumento pelo qual os programadores puderam transformar código em software – e, assim, mudou o mundo para sempre.

Clair Cameron Patterson (1922-1995): Não foi apenas o homem que calculou a idade real do planeta Terra (4,55 bilhões de anos), mas o que descobriu que o chumbo utilizado como aditivo no combustível era tóxico para o ser humano, salvando, assim, milhões de vidas.

Ignaz Philipp Semmelweis (1818-1865): Embora hoje pareça óbvio, a higiene nos partos nem sempre foi algo comum. Semmelweis descobriu que lavar as mãos em soluções de cal clorada antes do parto reduzia a mortalidade para menos de 1% (o que significou uma redução de quase 90% durante esse momento).

Maurice Hilleman (1919-2005): Esse microbiólogo desenvolveu, ao longo de sua vida, quarenta vacinas – das quais oito são imprescindíveis atualmente. Ele é creditado como salvador de mais vidas que qualquer outro cientista do século XX. Porém, é pouco conhecido pelo público.

Vasili Arkhipov (1926-1998) e Stanislav Petrov (1939): Arkhipov, um oficial da marinha soviética, impediu o lançamento de um torpedo nuclear e uma consequente guerra atômica em 1962. Já Petrov impediu uma catástrofe nuclear em 1983. Desse modo, os dois oficiais evitaram o fim do mundo.

Chiune Sugihara (1900-1986) e Raoul Wallenberg (1912-desaparecido em 1945): Ambos realizaram ações similares às de Oscar Schindler na Segunda Guerra Mundial, ajudando dezenas de milhares de judeus a escapar do horror do Holocausto. No entanto, quase ninguém lhes dá o mesmo reconhecimento que ao alemão.

Alexie Ananenko, Valeri Bezpalov e Boris Baranov: Esses homens sacrificaram suas vidas para salvar meia Europa da maior catástrofe da sua história. Eles drenaram o porão inundado de Chernobyl, que teria causado uma explosão cem vezes maior que a inicial e deixado o continente europeu inabitável. Os três morreram em consequência da radiação duas semanas após o ato heroico.


Fonte: United Explanations
Imagem: Wikipedia Commons/Montagem