ÓVNIS

Há 25 anos o Brasil era apresentado ao misterioso caso do ET de Varginha

Há exatamente 25 anos, em 20 de janeiro de 1996, o Brasil era surpreendido pelo caso do ET de Varginha, incidente que teria acontecido no interior de Minas Gerais. Tudo começou quando três garotas daquela cidade afirmaram ter visto uma criatura com pele marrom, viscosa, grandes olhos avermelhados e uma cabeça volumosa com protuberâncias. Outras testemunhas na ocasião também disseram ter avistado um óvni na região.

Segundo boatos, um óvni teria caído no local e um alienígena morto teria sido levado para Campinas, para que seu corpo passasse por uma autópsia. Os Bombeiros e a Polícia Militar do local negaram todas as informações. Até hoje não há provas de que seres extraterrestres tenham visitado o interior mineiro. Mesmo assim, a história virou uma lenda urbana e o ET de Varginha entrou para o folclore nacional. 



Mas qual seria a verdadeira origem da aparição? De acordo com uma investigação de 1997, um grande mal entendido teria dado origem ao ET de Varginha. As garotas, na realidade, teriam se deparado com um cidadão popularmente conhecido como Mudinho, que vivia com sua família em frente ao terreno do suposto avistamento. Este homem, portador de problemas mentais, tinha o hábito de ficar agachado coletando pequenos objetos do chão. No dia do incidente, Mudinho poderia estar sujo de lama por causa das fortes chuvas e teria assustado as garotas que o teriam confundido com uma criatura alienígena. 

Apesar de a presença alienígena ter sido descartada, a cidade de Varginha recebe muitos turistas por conta da história. Inclusive, um dos pontos turísticos da cidade é uma enorme caixa d'água no centro, em formato de nave espacial.




Imagem: Rodrigobrandaoalvim, via Wikimedia Commons e Oluap2512, via Wikimedia Commons