SERES HÍBRIDOS

Híbrido entre humano e chimpanzé teria sido criado nos anos 1920

Psicólogo afirma que cientistas conseguiram produzir um ser meio homem, meio macaco
Por: HISTORY Brasil

Um psicólogo evolucionário da Universidade de Albany, em Nova York, nos Estados Unidos, fez uma declaração surpreendente. Segundo Gordon Gallup, cientistas conseguiram produzir um ser híbrido entre humano e chimpanzé nos anos 1920. A experiência teria acontecido na Flórida.

"Chimpanzomem" ou "humanzé"

De acordo com Gallup, a história foi contada a ele por um antigo professor universitário que teria participado do projeto. "Eles inseminaram uma fêmea de chimpanzé com sêmen humano de um doador não revelado e afirmaram não apenas que a gravidez ocorreu, mas que foi completada e resultou em um nascimento", disse o psicólogo. Depois disso, os cientistas teriam destruído sua criação em um momento de pânico.



Apesar da declaração polêmica, Gallup não apresentou nenhuma evidência de que a experiência tenha acontecido de fato. O pesquisador disse ainda que considera possível a criação de híbridos entre humanos e grandes primatas, como gorilas e orangotangos. "Eu também cunhei os termos que considero apropriados para se referir a híbridos humano-gorila e humano-orangotango, que seriam um 'hurila' e um 'hurango'", afirmou.

Independentemente das afirmações questionáveis do psicólogo, cientistas realmente teriam tentado produzir híbridos entre humanos e chimpanzés no século XX. A história mais conhecida envolve o biólogo russo Ilya Ivanovich. Após criar com sucesso cruzas entre uma zebra e um burro e entre um rato e um camundongo, ele achava possível desenvolver uma criatura híbrida entre humano e chimpanzé (que resultaria em um "chimpanzomem" ou "humanzé"). 



Em 1924, autoridades soviéticas teriam dado sinal verde para que ele iniciasse sua pesquisa. A iniciativa acabou sendo cancelada depois que a ética dos métodos de Ivanovich foi questionada pela Academia de Ciências Soviética. Em determinado momento, ele propôs inseminar mulheres com espermatozoides de chimpanzé sem que elas soubessem.

VER MAIS


Fonte: IFLScience

Imagens: iStock.com e Shutterstock.com