Inicio

Híbrido entre humano e chimpanzé teria sido criado nos anos 1920

Psicólogo afirma que cientistas conseguiram produzir um ser meio homem, meio macaco
Por History Channel Brasil em 24 de Junho de 2021 às 19:58 HS
Híbrido entre humano e chimpanzé teria sido criado nos anos 1920-0

Um psicólogo evolucionário da Universidade de Albany, em Nova York, nos Estados Unidos, fez uma declaração surpreendente. Segundo Gordon Gallup, cientistas conseguiram produzir um ser híbrido entre humano e chimpanzé nos anos 1920. A experiência teria acontecido na Flórida.

"Chimpanzomem" ou "humanzé"

De acordo com Gallup, a história foi contada a ele por um antigo professor universitário que teria participado do projeto. "Eles inseminaram uma fêmea de chimpanzé com sêmen humano de um doador não revelado e afirmaram não apenas que a gravidez ocorreu, mas que foi completada e resultou em um nascimento", disse o psicólogo. Depois disso, os cientistas teriam destruído sua criação em um momento de pânico.

Híbrido entre humano e chimpanzé teria sido criado nos anos 1920 - 1

Apesar da declaração polêmica, Gallup não apresentou nenhuma evidência de que a experiência tenha acontecido de fato. O pesquisador disse ainda que considera possível a criação de híbridos entre humanos e grandes primatas, como gorilas e orangotangos. "Eu também cunhei os termos que considero apropriados para se referir a híbridos humano-gorila e humano-orangotango, que seriam um 'hurila' e um 'hurango'", afirmou.

Independentemente das afirmações questionáveis do psicólogo, cientistas realmente teriam tentado produzir híbridos entre humanos e chimpanzés no século XX. A história mais conhecida envolve o biólogo russo Ilya Ivanovich. Após criar com sucesso cruzas entre uma zebra e um burro e entre um rato e um camundongo, ele achava possível desenvolver uma criatura híbrida entre humano e chimpanzé (que resultaria em um "chimpanzomem" ou "humanzé"). 

Em 1924, autoridades soviéticas teriam dado sinal verde para que ele iniciasse sua pesquisa. A iniciativa acabou sendo cancelada depois que a ética dos métodos de Ivanovich foi questionada pela Academia de Ciências Soviética. Em determinado momento, ele propôs inseminar mulheres com espermatozoides de chimpanzé sem que elas soubessem.

VER MAIS


Fonte: IFLScience

Imagens: iStock.com e Shutterstock.com