Inicio

A história por trás da estrela amarela na camisa do Corinthians

Por History Channel Brasil em 07 de Novembro de 2019 às 12:28 HS
A história por trás da estrela amarela na camisa do Corinthians-0

Na partida da última quarta-feira (6/11) contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro, os jogadores do Corinthians usaram uma estrela amarela em cima do escudo do clube no uniforme. Cadeiras da Arena Itaquera também receberam estrelas.

A história por trás da estrela amarela na camisa do Corinthians - 1

A ação foi uma forma de relembrar a Noite dos Cristais (9 de novembro de 1938), um dos marcos do início da perseguição do nazismo aos judeus. Depois do jogo, as camisas do Corinthians seriam leiloadas, com toda a renda revertida para o Memorial do Holocausto. A iniciativa contou com a parceria do Memorial do Holocausto, no Bom Retiro, em São Paulo. 

Sobre a Kristalnacht (Noite dos Cristais)

Na Noite dos Cristais, nazistas destruíram e vandalizaram propriedades de judeus na Alemanha, Áustria e Região dos Sudetas (na Checoslováquia). Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7 mil estabelecimentos comerciais judaicos destruídos e dezenas de judeus foram mortos. Cemitérios, hospitais, escolas e casas também sofreram saques. O nome "Kristallnacht" deve-se aos milhões de pedaços de vidro partidos que encheram as ruas depois da depredação generalizada.

No dia seguinte, mais 30 mil judeus foram levados para campos de concentração e outros 16 mil foram levados para a fronteira com a Polônia. Estabelecimentos comerciais cujos donos eram judeus não puderam ser reabertos, exceto os que passaram a ser gerenciados por não-judeus. Além disso, toques de recolher foram impostos, limitando as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas.

O pretexto para o ataque foi o assassinato de um diplomata nazista por um adolescente judeu em Paris. Os historiadores consideram a Noite dos Cristais como um prelúdio para a Solução Final, que resultou no assassinato de seis milhões de judeus durante o Holocausto.

 


Fontes: Corinthians e Enciclopédia do Holocausto

Imagem: Corinthians/Reprodução