Tá Na História

A história pouco conhecida do sistema de saúde pública no Brasil

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

A história da saúde pública do Brasil é um capítulo pouco conhecido. 

O Tá na História então fez uma travessia por momentos impactantes do nosso sistema de saúde até a criação do SUS, em 1988. 

Vamos começar pelo Brasil Colônia. Durante esse período, os médicos eram formados na Europa. A maioria ia estudar na Universidade de Coimbra, Portugal. 

Quando voltavam para cá, quem eles atendiam? Quem? Somente aqueles que tinham condições de pagá-los. Raras exceções. 

Os mais pobres se viravam com barbeiros, curandeiros, benzedeiras, pajés, boticários...Se viravam como podiam. 

Com a vinda da família real para o Brasil, as coisas começaram a melhorar...um pouquinho. 

Dom João VI ao pisar em Salvador monta a primeira faculdade de medicina em 1808, a primeira no país. Em seguida, um centro de estudos é construído na cidade do Rio de Janeiro. Mas a população carente ainda não conseguia ter acesso a esses médicos. Infelizmente.

No Brasil República tivemos que enfrentar diversas epidemias como febre amarela, peste negra, varíola e problemas gravíssimos de doenças tropicais em outras áreas do país.

Nesse período, podemos destacar a importância de Oswaldo Cruz nessa luta. O cientista questionava não só o sistema de saúde como também o governo, a organização da cidade e a importância de investir mais no estudo de vacinação e práticas de higiene.

Estávamos muito atrasados. 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde atende 150 milhões de brasileiros. 

Quer saber os detalhes de cada passo? Aperta o play que o Tá na História te conta.

 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem:  Hospital Central do Exército do Brasil