MOEDAS

Homem cai de bicicleta enquanto busca por cogumelos e descobre relíquia do séc. XVII

Um catador de cogumelos teve uma grande surpresa quando caiu de bicicleta em um bosque na localidade de Jezuicka Struga, na Polônia. Na tentativa de diminuir o impacto da queda, Bogusław Rumiński colocou as mãos no chão e encontrou seis moedas de prata. Ao observá-las atentamente ele percebeu que datavam da época do rei João II Casimiro Vasa, que governou entre 1648 e 1668.

Quando se levantou após o acidente, Rumiński notou que havia 60 delas ao seu redor. Abismado, ele comunicou sua descoberta às autoridades. Nos dias seguintes, com a ajuda de um arqueólogo, foram encontradas mais 26 moedas do século XVII.

Segundo os especialistas, as moedas foram cunhadas entre 1657 e 1667, em um período um pouco posterior a uma série de guerras entre a Polônia e a Suécia. Estudiosos acreditam que elas tenham sido escondidas logo após terem sido produzidas. Isso porque muitas delas estavam em perfeito estado de conservação.

As moedas serão doadas a um museu da região após serem restauradas. Autoridades locais estão fazendo uma campanha para que Rumiński seja recompensado pelo Ministério da Cultura pela descoberta do tesouro arqueológico.


Fonte: First News

Imagem: Centro Cultural Szoik Rojewo/Reprodução