Inicio

Homossexualidade não era tabu entre índios brasileiros, diz estudo

Por History Channel Brasil em 09 de Setembro de 2019 às 12:05 HS
Homossexualidade não era tabu entre índios brasileiros, diz estudo-0

Um estudo de uma dupla de antropólogos diz que relações entre pessoas do mesmo sexo eram comuns entre os índios brasileiros antes da vinda dos europeus. O trabalho afirma ainda que a prática não era vista com preconceito. Os pesquisadores defendem que a homofobia foi ensinada a eles pelos colonizadores. 

A pesquisa foi feita por Estevão Fernandes, antropólogo da Universidade Federal de Rondônia e Barbara Arisi, professora visitante da Vrije Universiteit Amsterdam. Segundo eles, diversos relatos de navegadores que estiveram no Brasil durante os primeiros anos de colonização descreviam que entre os índios eram comuns práticas sexuais que a civilização europeia classificava como imorais. 

De acordo com os antropólogos, os colonizadores teriam imposto sua moral aos índios, condenando os indígenas que fugiam às relações heterossexuais monogâmicas. O trabalho aborda o caso de um índio homossexual tupinambá que foi morto por jesuítas com um tiro de canhão em 1613, em São Luís, no Maranhão. Os religiosos acreditavam que estavam salvando a alma do pecador, segundo o estudo.

Os pesquisadores dizem que atualmente o preconceito contra quem não é heterossexual é grande entre os indígenas. Em algumas tribos, homossexuais podem ser vítimas de violência física, expulsão e até morte. 


 Fonte: Gay Indians In Brazil: Untold Stories of the Colonization of Indigenous Sexualities

Imagem: Shutterstock