Inicio

Importante sítio arqueológico é descoberto debaixo d’água no México

Por History Channel Brasil em 01 de Março de 2018 às 18:15 HS
Importante sítio arqueológico é descoberto debaixo d’água no México-0

O diretor do projeto Grande Aquífero Maia, Guillermo de Anda, anunciou recentemente a descoberta de um sítio arqueológico gigante, em Sac Actun, a maior caverna submersa do mundo, localizada no sudeste do México.

Vídeo relacionado:

O sítio está localizado nas proximidades da cidade turística de Tulum e é considerado a maior jazida aquática do mundo. “O local tem 248 cenotes, ou seja, cavidades, e 198 ambientes arqueológicos. Acho isso incrível. Sem dúvida, é o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo”, explicou Anda em uma coletiva de imprensa.

Debaixo da superfície aquática, foram encontrados restos de animais pré-históricos pertencentes a diferentes épocas, com bichos-preguiças gigantes, antigos elefantes e ursos.

Além da rica variedade biológica encontrada no local, os pesquisadores puderam constatar que lá houve uma ampla atividade de rituais humanos. Nas cavernas do labirinto subaquático, foram encontrados vasilhas, crânios modificados cerimonialmente, incensários e uma grande quantidade de ossos humanos em ótimo estado de conservação.

Os cientistas acreditam que, no local, estão guardados tesouros arqueológicos que abrangem um período de mais de 10 mil anos. Eles, no entanto, advertem que toda essa descoberta encontra-se ameaçada pela poluição, já que o local é utilizado por turistas para mergulho.

Fonte: Washington Post 

Imagem: Ken Thomas, via Wikimedia Commons