Inicio

Impressionante máscara de ouro de 3 mil anos é encontrada na China

Arqueólogos esperam que a descoberta possa trazer novas informações sobre o antigo estado de Shu
Por History Channel Brasil em 22 de Março de 2021 às 12:22 HS
Impressionante máscara de ouro de 3 mil anos é encontrada na China-0

Arqueólogos encontraram centenas de artefatos milenares em Sichuan, província no sudoeste da China. Entre eles, o mais impressionante é uma máscara de ouro feita há três mil anos. Segundo a Administração do Patrimônio Cultural Nacional do país, os objetos foram descobertos em "poços sacrificiais".

Ao todo, foram encontrados cerca de 500 artefatos no local. Os arqueólogos esperam que os itens possam trazer novas informações sobre o antigo estado de Shu, um reino que governou a bacia de Sichuan ocidental até ser conquistado em 316 a.C. Como existem poucos registros dessa civilização, sabe-se muito pouco sobre ela.

Máscara cerimonial de ouro

A máscara cerimonial, composta de 84% de ouro, pesa 280g. Além dela, foram encontrados cerca de 500 artefatos arqueológicos nos poços. Como muitos dos objetos apresentavam marcas de que haviam sido queimados, os arqueólogos acreditam que esses locais fossem usados para fazer sacrifícios.

As descobertas foram feitas no sítio arqueológico de Sanxingdui. Acredita-se que o local fosse uma espécie de capital do estado de Shu. Desde a década de 1920, especialistas escavaram centenas de itens históricos de lá. Alguns dos artefatos mais antigos encontrados no local datam dos séculos XII e XI a.C.

Impressionante máscara de ouro de 3 mil anos é encontrada na China - 1
Artefatos encontrados anteriormente na região

VER MAIS:


Fonte: CNN

Imagens: Shen Bohan/Xinhua/Reprodução, Nishanshaman e momo, via Wikimedia Commons