Inicio

Impressionante vila romana de dois mil anos é encontrada durante reforma de condomínio

Por History Channel Brasil em 09 de Outubro de 2020 às 11:37 HS
Impressionante vila romana de dois mil anos é encontrada durante reforma de condomínio-0

Quando um grupo de operários começou a trabalhar na reforma de um condomínio de luxo no centro de Roma, não faziam ideia do que iriam encontrar. Eles estavam lá para reforçar as fundações da construção para protegê-la de terremotos, mas, durante as escavações, se depararam com uma vila romana de dois mil anos. A descoberta aconteceu em 2014 e agora o local foi revelado ao público.

As ruínas são de um domus (residência urbana das famílias abastadas da Roma Antiga). A vila luxuosa, decorada com sofisticados mosaicos, foi encontrada no sopé da colina de Aventino. Originalmente a região era habitada por pessoas pobres, mas durante o reinado de Augusto a elite romana se deslocou para lá. Em suas proximidades ficava o Circus Maximus, estádio usado para corrida de bigas.

Impressionante vila romana de dois mil anos é encontrada durante reforma de condomínio - 1

Ao estudar o local (batizado de Domus Aventino), os arqueólogos encontraram inscrições em latim, tigelas decoradas com as figuras do herói Hércules e da deusa Atena, além de ânforas usadas para armazenar molho de peixe. Lá também estavam objetos do cotidiano romano, como lâmpadas a óleo, uma chave, uma colher, um martelo, uma torneira de água e um grampo de cabelo.

Mas o que mais impressionou os arqueólogos foram os mosaicos intrincados. A maioria deles forma figuras geométricas, como quadrados, círculos e hexágonos. Outros também retratam animais e plantas, entre eles um colorido papagaio e videiras em um vaso. O Domus Aventino foi restaurado e ficará aberto para visitação pública.

Impressionante vila romana de dois mil anos é encontrada durante reforma de condomínio - 2

Impressionante vila romana de dois mil anos é encontrada durante reforma de condomínio - 3


Fontes: Daily Mail, The Times, The Telegraph e Ancient Origins

Imagens: Soprintendenza Speciale di Roma/Divulgação