FRANÇA

Incêndio atinge a famosa Catedral de Notre-Dame, em Paris

A Catedral de Notre-Dame, um dos locais mais conhecidos de Paris, foi atingida por um grande incêndio nesta segunda-feira (15). Ainda não se sabe o que provocou as chamas, mas os bombeiros tratam o caso como um acidente. Uma das hipóteses é que o fogo pode ter começado em obras que estavam sendo feitas no telhado da igreja.

Chamas foram vistas saindo de duas torres dos sinos da catedral e o fogo logo se espalhou por todo o edifício. A área foi isolada pela polícia, que retirou os turistas que estavam lá dentro. Em postagens nas redes sociais, Emmanuel Macron, presidente da França, lamentou o incêndio. 

Rodeado pela águas do Rio Sena, o prédio histórico  é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo, sua construção foi iniciada no ano de 1163. Em 1804, o local foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador de França.

Em 1831, Victor Hugo escreveu o romance “Notre-Dame de Paris”, também conhecido como "O Corcunda de Notre-Dame". Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história trata de Quasímodo, um deficiente físico que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

 


Fonte: G1

Imagem: Madhurantakam, via Wikimedia Commons