GENÉTICA

A incrível mutação genética que gera olhos azul-turquesa e brilhantes em tribo

Imagens de uma tribo da ilha de Buton, na Indonésia, chamaram atenção nas redes sociais recentemente. As fotos mostram nativos com olhos brilhantes de cor azul-turquesa, condição genética que tem origem em uma mutação hereditária. Os registros foram publicados pelo fotógrafo Korchnoi Pasaribu em sua conta no Instagram.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Korchnoi Pasaribu (@geo.rock888) em 1 de Out, 2020 às 5:45 PDT

Segundo explicou o fotógrafo, os habitantes do local possuem a “síndrome de Waardenburg”, um transtorno genético pouco comum que resulta em olhos azuis. No entanto, Pasaribu informou que a visão dos portadores é ótima, ainda que “o excesso de luz possa causar algumas lágrimas”. Enquanto alguns nativos possuem ambos os olhos de cor azul turquesa, outros têm apenas um olho dessa cor e o outro castanho.

Segundo especialistas,  a síndrome de Waardenburg é caracterizada pela presença de perda auditiva neurossensorial e distúrbios pigmentares na pele, olhos e cabelo. Estima-se que a perda auditiva neurossensorial bilateral ocorra em 25% dos portadores de Waardenburg tipo I e em 50% do tipo II.


Fonte: La Nación 

Imagem: Korchnoi Pasaribu (@geo.rock888)/Reprodução