TESOUROS

Inglês encontra moedas históricas avaliadas em R$ 700 mil enterradas em seu bar favorito

Há dez anos, o britânico Luke Mahoney se dedica a procurar relíquias de valor com um detector de metais. Depois de uma década, ele finalmente se deparou com o maior tesouro de sua vida. Com a ajuda de amigos, ele desenterrou mais de mil moedas de prata históricas avaliadas em cerca de £ 100 mil (quase R$ 700 mil).

Mahoney, que é dono de uma loja especializada em detectores de metal, é um entusiasta da caça ao tesouro. O mais incrível é que ele encontrou as moedas em um lugar muito familiar: o terreno de seu bar favorito, o Lindsey Rose Pub. O estabelecimento fica no vilarejo de Lindsey, no condado de Suffolk. 

Ao vasculhar o local durante uma manhã no fim de julho, ele primeiro encontrou duas moedas, sendo que uma era de ouro. Quando voltou ao local depois do almoço, outras tantas pareciam brotar da terra. "Elas estavam por toda parte, foi um pandemônio", afirmou. Mahoney e outros dois amigos passaram três noites em claro cavando e vigiando o local, para que outras pessoas não se apoderassem do tesouro. 

Ao todo, eles desenterraram 1061 moedas de prata. As mais antigas foram cunhadas entre 1573 e 1578, época do reinado de Elizabeth I. Outras datam do período entre 1641 e 1643, reinado do rei Charles I. A teoria mais aceita entre especialistas é que as moedas foram enterradas por um rico proprietário de terras da região antes que ele partisse para lutar na Guerra Civil Inglesa (1642-1651). 


Fontes: BBC, East Anglian Daily Times e Daily Mirror

Imagens: Minelab Metal Detectors/Reprodução