Inicio

Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos

Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2021 às 10:46 HS
Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos-0

Em cenas que lembram o filme Jurassic Park, cientistas descobriram lagartixas e camaleões fossilizado, congelados no tempo, há quase 100 milhões de anos.

Uma coleção de 12 lagartos, encontrada nas selvas do estado de Kachin, no Myanmar, data do período Cretáceo.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Os cientistas acreditam que esses tesouros paleontológicos, que pré-datam dinossauros como Tyrannosaurus Rex e os Triceratops, podem ser o achado mais antigo e mais diversificado desses lagartos tropicais já descobertos.

Acredita-se que os lagartos teriam ficado presos nas árvores pela seiva pegajosa e foram enterrados nestas cápsulas do tempo à medida que o material endureceu.

O estado de preservação dos fósseis oferece aos cientistas uma ótima oportunidade para estudar sua forma e variação ao longo do tempo. O âmbar preservou perfeitamente o tecido mole e os ossos dos animais, dando aos cientistas um modelo instantâneo dos ancestrais dos lagartos modernos.

Dois dos fósseis encontrados estão relacionado com lagartixas modernas e camaleões.

Os pesquisadores disseram que, embora ainda seja necessária uma análise mais aprofundada para trazer à tona todos os detalhes, a coleção poderá ajudar a resolver ambiguidades na árvore genealógica do lagarto.


Fonte: Daily Mail

Imagem: Imagem: jeep2499/Shutterstock.com