Inicio

"Lua sangrenta" será visível no Brasil nesta sexta-feira

Por History Channel Brasil em 26 de Julho de 2018 às 15:23 HS
"Lua sangrenta" será visível no Brasil nesta sexta-feira-0

Nesta sexta-feira, 27 de julho, o mundo será testemunha de um novo eclipse lunar. Será o maior do século XXI, com uma duração total de 102 minutos. Desta vez, o satélite não ficará totalmente escuro, mas será coberto por um véu avermelhado. Esta “Lua sangrenta” é produzida quando a Lua passa pelo cone de sombra produzido pela Terra e, simultaneamente, a atmosfera terrestre filtra os componentes azuis da luz solar. 

Vídeo relacionado:

De acordo com a NASA, o melhor lugar para se apreciar o fenômeno será o Oceano Índico, mas o eclipse também será visível em quase toda a Europa, África, Oriente Médio, parte da Ásia Central e na América do Sul. No Brasil, o eclipse começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido ainda. A partir das 17h15 ela aparece no Recife, a capital com mais tempo de visibilidade da fase total, que acaba às 18h13. A parcial, quando parte da Lua fica coberta pela sombra, ocorre até as 19h19 e poderá ser vista no país inteiro.

Os cientistas esperam ansiosamente pelo acontecimento, pois asseguram que a escuridão produzida pelo evento – que será transmitido da Namíbia por diferentes organizações astronômicas – permitirá descobrir novos objetos celestes no céu.  


 Fonte: The Guardian 

Imagem: Shutterstock.com