Inicio

"Luz líquida" é considerada o quinto estado da matéria

Por History Channel Brasil em 17 de Agosto de 2018 às 20:37 HS
"Luz líquida" é considerada o quinto estado da matéria-0

Os físicos chamam de condensado de Bose-Einstein o estado da matéria que se dá em certos materiais quando alcançam temperaturas próximas ao zero absoluto (−273°C). A luz, por exemplo, sob condições especiais, pode se comportar como um líquido que desvia dos obstáculos e que encontra seu caminho assim como um fluxo de água.

Vídeo relacionado:

Essa “luz líquida” é considerada pelos cientistas como “o quinto estado da matéria”: não é nem sólida, nem plasmática, nem líquida, nem gasosa. “É parecida com qualquer outro líquido ou gás, mas com propriedades especiais, sendo uma delas a de que todas as partes estão relacionadas”, explicou em uma entrevista o pesquisador do Instituto de Nanotecnologia da Itália Daniele Sanvitto.

Essa classe de superfluidos não cria ondas nem experimenta fricção ou viscosidade. Sanvitto, líder da equipe que conseguiu criar pela primeira vez na história esse condensado em temperatura ambiente, afirma que esse tipo de matéria tem um grande potencial para transmitir informação e energia sem desperdício. Essa tecnologia também tem potencial para revolucionar o uso de lasers e painéis solares.


 Fonte: BBC

Fonte: Shutterstock