Inicio

Mangueira campeã: a história que a história não vê

Por History Channel Brasil em 07 de Março de 2019 às 12:15 HS
Mangueira campeã: a história que a história não vê-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

A Estação Primeira de Mangueira foi campeã do carnaval do Rio de Janeiro com um samba-enredo que despertou críticas e paixões.

A letra provocava o público a conhecer personagens históricos que não são encontrados com facilidade nos livros – o Tá na História e The History Channel já esmiuçaram a vida e a obra de alguns desses.

Despertou críticas o revisionismo da atuação de emblemáticos medalhões, em especial do Brasil Império. Dom Pedro II e Princesa Isabel foram diminuídos. 

Estão desenhados no samba-enredo da Mangueira, entre tantos, Luiza Mahin, Dandara, Zumbi dos Palmares, Chico da Matilde e Marielle Franco.

Momentos da trajetória brasileira também podem ser encontrados no desfile: os porões dos navios negreiros, a luta pela independência da Bahia e a revolta dos malês chamam atenção.  

Nesse vídeo, explico várias referências que estão presentes na composição que ganhou 10 de todos os jurados.

Aperta o play e não deixe de se inscrever no canal.

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.