Inicio

Marco arqueológico: tumba com sepultura de Jesus é aberta pela primeira vez em séculos

Por History Channel Brasil em 07 de Novembro de 2016 às 10:22 HS
Marco arqueológico: tumba com sepultura de Jesus é aberta pela primeira vez em séculos-0

Este é definitivamente um grande momomento na carreira de um pesquisador: abrir o túmulo de Jesus Cristo, fechado há cinco séculos, em Jerusalém.

Uma equipe  liderada pela pesquisadora Antonia Moropoulou, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, lidera um trabalho para encontrar onde o corpo de Cristo foi colocado. Junto a um grande time de restauração, os pesquisadores ergueram uma placa de mármore da câmara mais interna da Igreja do Santo Sepulcro, de Jerusalém, um dos locais mais sagrados do Cristianismo.

 

revestimento de mármore foi colocado no ano de 1555 d.C, ano da última vez em que a tumba foi aberta, segundo estudos. Sob o revestimento, foi encontrada uma grande quantidade de material de enchimento. Acredita-se que debaixo desse material esteja o local de descanso final de Jesus.

 

O arqueólogo Frederik Hiebert explica: “finalmente, conseguiremos ver uma superfície da rocha original onde, segundo a tradição, foi colocado o corpo de Cristo”.

 

O acesso ao túmulo poderia explicar por que Helena, a mãe do imperador romano Constantino, determinou, no século IV d.C., que fosse erguido nesse local o sepulcro do messias cristão.  A Bíblia conta que, após sua crucificação, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em uma laje e que, após sua ressurreição, ele desapareceu.

 

“As técnicas que estamos utilizando para documentar esse momento único possibilitarão às pessoas estudar nossas descobertas como se elas mesmas estivessem no túmulo de Cristo”, afirma Moropoulou.

 

As comunidades cristãs responsáveis pela basílica deram aos pesquisadores um período de apenas 60 horas para os trabalhos de escavações na área chamada Edícula da Tumba, que é o pequeno local do Santo Sepulcro onde são feitos os trabalhos de restauração. Depois disso, o núcleo do túmulo voltou a ser fortemente selado no final do último mês.  



Fontes: RT, O Globo

Imagem: Fat Jackey / Shutterstock.com