Inicio

Máscara de pedra de 9 mil anos é encontrada em Israel

Por History Channel Brasil em 04 de Dezembro de 2018 às 14:19 HS
Máscara de pedra de 9 mil anos é encontrada em Israel-0

Uma antiga máscara esculpida em pedra calcária foi encontrada por arqueólogos em Israel. O artefato tem cerca de nove mil anos e data do período pré-cerâmica do neolítico. Nessa época, as sociedades deixaram de ser caçadoras-coletoras nômades para dedicarem-se à agricultura.

Vídeo relacionado:

Os pesquisadores se impressionaram com a sofisticação do objeto. "Descobrir uma máscara de pedra com esse nível de acabamento é muito empolgante. O material foi polido e suas feições são perfeitas e simétricas, até mesmo com as maçãs do rosto delineadas. Ela tem um nariz impressionante e uma boca com dentes bem distintos", disse Ronit Lupu, da Autoridade de Antiguidades de Israel. 

O período no qual o artefato foi confeccionado foi marcado por um aumento de atividades religiosas e ritualísticas. Naquela época foram produzidas figuras humanóides, caveiras e máscaras de pedra. Especula-se que esses objetos fossem usados como forma de adoração aos ancestrais. 

Esta máscara é uma das únicas 15 já encontradas daquele período. De acordo com alguns relatos, ela teria sido roubada antes de ser entregue para o governo israelense. O objeto agora está sendo estudado pela Autoridade de Antiguidades de Israel. 


Fonte: IFLScience

Imagem: Clara Amit/Autoridade de Antiguidades de Israel/Reprodução