Inicio

A máscara que vai fazer você sentir o cheiro de um arco-íris

Por History Channel Brasil em 09 de Março de 2016 às 10:12 HS
A máscara que vai fazer você sentir o cheiro de um arco-íris-0

Já pensou se você pudesse sentir o cheiro do amarelo ou saborear a música de um saxofone?

Para as pessoas que têm sinestesia, estes tipos de associações sensoriais acontecem todos os dias. Zachary Howard, um engenheiro aeroespacial e um artista fixo da Autodesk, queria experimentar essa sensação e criou um dispositivo para transformar as cores em cheiros.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Para isso, desenvolveu um sensor no dedo que detecta a cor de um objeto e envia essa informação para um processador acoplado ao braço por uma braçadeira. Ali, um chip Intel Edison analisa as cores vermelho, verde e azul, criando um sinal RGB. Isso coordena o lançamento de um perfume de acordo com a cor detectada.

O perfume está em três pequenos tubos de ensaio colocados em uma espécie de máscara. Howard usou grapefruit (toranja ou laranja-romã) para a cor vermelha, chá verde para a cor verde e lavanda para o azul. Os aromas são "soprados" dos tubos de ensaio para nariz da pessoa por dois pequenos ventiladores.

A primeira coisa que Howard tocou, uma parede cinza, produziu uma mistura desagradável de todos os cheiros. Mas ele logo descobriu que amava tocar em qualquer coisa azul. "Eu pegaria essa explosão surpreendente de lavanda", disse.

Veja abaixo a máscara de sinestesia de Howard em uso:

Fonte: Popular Science

Imagem: Audrey Love