Inicio

Michael Phelps e o recorde olímpico que demorou 2 mil anos para ser batido

Por History Channel Brasil em 22 de Agosto de 2016 às 01:05 HS
Michael Phelps e o recorde olímpico que demorou 2 mil anos para ser batido-0

Nadador Michael Phelps supera o grego Leônidas de Rodes e é o atleta com o maior número de medalhas de ouro de toda a história das Olimpíadas - antigas e modernas.


Desde o início dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, a força física dos atletas é valorizada para alcançar a glória, apesar de serem poucos os que conseguem se transformar em uma lenda. Após triunfar nos 200m medley nos Jogos do Rio deste ano, Michael Phelps bateu um recorde que não era superado há 2 mil anos e se tornou a lenda máxima desse evento histórico.

O nadador superou o atleta grego Leônidas de Rodes, quem, em 152 a.C., conseguiu o recorde de 12 medalhas de ouro individuais, marca que manteve por 2.168 anos, até a chegada de Phelps, que abocanhou sua medalha de número 13 este ano. O heleno havia ganhado as corridas estádio (180 metros), dialo (quase o dobro do stadion) e o hoplitódromo, títulos que defendeu em 160 a.C., 156 a.C. e 152 a.C., quando alcançou sua medalha de ouro de número 12, aos 36 anos.

Phelps foi o único na história que conseguiu superar o grego, mas esse não é o seu único recorde. O “tubarão de Baltimore” ultrapassou também o maior ganhador de medalhas de ouro da modernidade, o atleta de salto em altura, distância e triplo Ray Ewry. O sucesso de Phelps é tão grande que ele tem até mesmo mais medalhas de ouro que outros países (como o próprio Brasil este ano) – se entrasse na lista de medalhas, ficaria na 14ª posição.


Fonte: BBC

Imagem: Mitch Gunn/Shutterstock.com