Inicio

Milhões de páginas de arquivos da CIA sobre óvnis são liberadas ao público

Por History Channel Brasil em 12 de Janeiro de 2021 às 18:05 HS
Milhões de páginas de arquivos da CIA sobre óvnis são liberadas ao público -0

Uma organização chamada Black Vault, que se define como "o maior arquivo privado de documentos desconfidencializados do mundo" colocou à disposição para download todos os arquivos públicos da CIA que tratam de óvnis. Ao todo, são 2,2 milhões de páginas sobre incidentes envolvendo objetos voadores não identificados. É a primeira vez que esse conteúdo está disponível de forma acessível a qualquer um.

A organização fez requerimentos à CIA durante 25 anos para conseguir o material. A Lei de Liberdade de Informação dos Estados Unidos garante acesso a esses tipos de documentos, desde que eles sejam solicitados por quem demonstrar interesse. Originalmente, apenas uma pequena parte desse conteúdo estava disponível ao público, mesmo que o sigilo sobre eles já houvesse expirado. “A CIA dificultava incrivelmente a consulta de seus registros de maneira justa", criticou John Greenewald Jr., fundador da Black Vault, que finalmente conseguiu acessar o material para disponibilizá-lo de forma organizada em seu site.

Alguns dos relatórios sobre óvnis datam da década de 1980. Entre os arquivos estão documentos relacionados a uma explosão misteriosa que arrancou telhados e deixou uma cratera de 28 metros, que foi precedida por um "rugido estranho" e uma "esfera de fogo", em Sasavo, Rússia. Outro conteúdo interessante é um documento com vários trechos que permanecem censurados afirmando que um ex-vice-diretor assistente da CIA para ciência e tecnologia "exibiu interesse" em um objeto misterioso que foi levado em uma valise para seu escritório. “Ele decidiu que iria investigar pessoalmente e, depois, deu conselhos sobre como prosseguir (com a investigação). Esse conselho permanece confidencial", disse Greenwald no Twitter

Segundo a CIA informou a Greenewald, foram entregues a ele todos os documentos públicos a respeito do tema, mas ele diz que não há como comprovar que isso seja verdade. Nos próximos meses, tanto a CIA quanto o FBI devem liberar ao Congresso dos EUA tudo o que sabem sobre óvnis, de acordo com a Lei de Autorização de Inteligência para 2021.


Fontes: Vice e IFLScience

Imagem: Shutterstock.com