Inicio

Mistério resolvido: cientistas encontram o “continente perdido”

Por History Channel Brasil em 08 de Fevereiro de 2017 às 13:51 HS
Mistério resolvido: cientistas encontram o “continente perdido”-0

A teoria é de que o continente foi engolido pelo movimento da placas tectônicas!

Um estudo publicado recentemente na revista Nature Geoscience revela uma série de descobertas que revolucionam tudo o que se sabia sobre o comportamento das placas tectônicas.

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, examinou detalhadamente a colisão da Eurásia com a Índia, iniciada há 60 milhões de anos e ainda em curso lento, responsável, entre outros fenômenos, pelo aparecimento da Cordilheira do Himalaia.

Miquela Ingalls, a geóloga responsável pela equipe, explica: “descobrimos que metade da superfície terrestre que existia há 60 milhões de anos não existe atualmente”.

Após analisar várias hipóteses, os pesquisadores concluíram que a única explicação possível é de que a crosta que falta -  que poderia ser considerada um "continente perdido" - foi absorvida pelo manto terrestre após o choque.

Essa nova teoria pode esclarecer alguns fenômenos que desconcertavam os cientistas, como a presença de chumbo e urânio na lava vulcânica. Esses elementos estão presentes na crosta terrestre, mas são muito raros no manto. A possibilidade de que a superfície seja absorvida pelo interior do planeta explica como esses elementos podem estar presentes no magma.


Fonte: Taringa

Imagem: Shutterstock.com