Inicio

Misteriosa cratera que não para de crescer já engoliu casa e cachorros no México

O enorme buraco atualmente está com 124 metros de diâmetro
Por History Channel Brasil em 23 de Junho de 2021 às 14:41 HS
Misteriosa cratera que não para de crescer já engoliu casa e cachorros no México-0

Há cerca de um mês, uma misteriosa cratera surgiu na região de Santa Maria Zacatepec, na zona rural do México. O enorme buraco não para de crescer e atualmente está com 124 metros de diâmetro. Ele já engoliu uma casa e dois cachorros (que foram resgatados pelos bombeiros).

Origem da cratera no México

Magdalena Xalamihua, que morava na casa com seu marido e dois filhos, contou que tudo começou quando ela ouviu um estrondo. "Nós pensamos que eram fogos de artifício, mas olhamos para fora e vimos a terra se movendo e a água subindo, como ondas. Corremos", disse ela em entrevista ao El País. O governador do Estado de Puebla, Miguel Barbosa, anunciou que doará um pedaço de terra e uma nova residência para a família, que vivia no local há cerca de um ano.

Misteriosa cratera que não para de crescer já engoliu casa e cachorros no México - 1

Ainda não se sabe a origem da cratera, mas os geólogos acreditam que trata-se de um sumidouro. Esses buracos são comuns em áreas de calcário, onde a água dissolve as rochas carbonáticas, formando canais subterrâneos. O solo em torno de Santa Maria Zacatepec é rico em depósitos do vulcão Popocatepetl, por isso as autoridades acreditam que um rio subterrâneo pode ter corroído as camadas de cinza vulcânica, causando o surgimento do buraco.

Recentemente, outros casos impressionantes de surgimento de crateras chamaram a atenção. Na Sibéria, apareceram 14 enormes buracos na região das penínsulas de Yamal e Gida nos últimos 8 anos. Um deles foi batizado de "porta do inferno".

VER MAIS


Fontes: Estadão, Forbes e Unilad

Imagens: Defesa Civil do México e Governo de Puebla/Divulgação