Inicio

Misterioso sarcófago de granito negro é encontrado no Egito

Por History Channel Brasil em 11 de Julho de 2018 às 14:54 HS
Misterioso sarcófago de granito negro é encontrado no Egito-0

Um misterioso sarcófago de granito negro foi encontrado por arqueólogos em Alexandria, no Egito. As dimensões dele impressionam: com 1,85m de altura, 2,65m de profundidade e 1,65m de largura, é o maior artefato do gênero já encontrado no país. Junto a ele, também estava uma escultura de alabastro representando uma cabeça. 

Vídeo relacionado:

De acordo com Ayman Ashmawy, do Ministério de Antiguidades do Egito, o sarcófago nunca foi aberto desde que foi selado, há mais de dois mil anos. Esse fato é muito raro, já que tumbas egípcias antigas têm sido saqueadas e arrombadas no decorrer dos últimos séculos. 

O sítio arqueológico onde ele foi encontrado data do período Ptolomaico (305 a.C - 30 a.C). Os especialistas agora procuram descobrir o que há dentro do artefato. Os arqueólogos acreditam que a escultura encontrada pode representar a pessoa enterrada ali, mas ainda é cedo para que isso seja confirmado.

Pelas características do sarcófago, especula-se que ele deva pertencer a alguém com alto prestígio social. A descoberta pode ajudar a entender melhor os costumes dos habitantes de Alexandria, uma das cidades mais importantes da antiguidade.


 Fonte: Science Alert

Imagem:  Ministério de Antiguidades do Egito