meio ambiente

Monstro do rio: peixe gigante centenário é capturado nos Estados Unidos

Trata-se de uma fêmea de esturjão do lago, um peixe de água doce que vive na América do Norte
Por: HISTORY Brasil

Pesquisadores capturaram um peixe gigante no rio Detroit, na cidade de Alpena, nos Estados Unidos. O animal, apelidado de "Monstro do Rio", mede 2,28 m e pesa 109 kg. Os cientistas acreditam que ele tenha mais de 100 anos.

Fêmea da espécie pode viver até 150 anos

Trata-se de uma fêmea de esturjão do lago, um peixe de água doce que habita a América do Norte, da Baía de Hudson, no Canadá, até o rio Mississippi, nos Estados Unidos. Os machos da espécie vivem entre 50 a 60 anos, mas uma fêmea pode atingir até 150 anos, segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país. Esse é um dos maiores peixes do tipo já encontrados nos EUA.



"Ela provavelmente nasceu no rio Detroit por volta de 1920, quando Detroit se tornou a quarta maior cidade da América", afirmou a equipe  do Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena. Após a captura, o peixe foi devolvido ao rio. 

Recentemente, um outro peixe chamou atenção ao aparecer nos Estados Unidos. Há alguns meses, um pirarucu (espécie típica da Amazônia) apareceu morto em um rio na Flórida. Até agora ninguém sabe como ele foi parar lá.

VER MAIS:




Fontes: CNN e G1

Imagem: Jason Fischer/USFWS