Inicio

Morre Kazuhisa Hashimoto, criador do popular Konami Code para videogames

Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 14:01 HS
Morre Kazuhisa Hashimoto, criador do popular Konami Code para videogames-0

O programador Kazuhisa Hashimoto, criador do popular Konami Code, morreu no Japão. Ele ficou famoso por inventar o comando ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A, que quando apertado no controle de um videogame libera ou ativa opções secretas em jogos eletrônicos. A inovação apareceu pela primeira vez em 1986, na adaptação do jogo Gradius para o Nintendo Entertainment System (NES).

Sabendo que a versão arcade do Gradius era difícil, Hashimoto adicionou uma sequência de comandos que dava à nave que ele controlava uma gama de "superpoderes" para que ele pudesse concluir o jogo rapidamente durante testes internos. Normalmente esses poderes seriam adquiridos no decorrer do jogo, à medida que o jogador completasse determinadas tarefas, o que demandaria muito tempo sem o uso da "trapaça" do código. Ele pretendia remover o código de programação para essa sequência antes do jogo ser lançado, mas o produto entrou no mercado com a função ativada. 

Depois disso, alguns jogadores de Gradius descobriram a sequência de Hashimoto, popularizando o comando. Desde então, o código passou a ser utilizado em jogos da Konami e de outras empresas, tornando-se um ícone da cultura geek.  O Konami Code é usado em mais de 100 games, como Castlevania e Mortal Kombat III. Um dos exemplos mais famosos de seu uso está na versão de 1988 para NES do jogo Contra, no qual o código aumenta o número de vidas do jogador de 3 para 30. Além disso, o comando também começou a aparecer em outras formas de mídia para liberar "easter eggs".

"Estamos tristes ao saber da morte de Kazuhisa Hashimoto, um programador profundamente talentoso que apresentou ao mundo o 'Código Konami'. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Hashimoto-san. Descanse em paz", disse a empresa de entretenimento Konami em comunicado no Twitter.


Fontes: CNN e NPR

Imagem: Shutterstock.com