Inicio

NASA desenvolve veículos aéreos pessoais urbanos

Por History Channel Brasil em 10 de Maio de 2018 às 19:42 HS
NASA desenvolve veículos aéreos pessoais urbanos-0

A NASA, em conjunto com instituições governamentais, indústrias e universidades, está trabalhando em um projeto denominado UAM – Urban Air Mobility. Trata-se de um sistema eficiente de transporte que abrange desde pequenos drones até grandes táxis aéreos operando nos céus de áreas populosas, sejam grandes centros ou pequenas cidades.

Vídeo relacionado:

Apesar de haver muitos estudos ainda a serem realizados, Jaiwon Shin, administrador de pesquisas aeronáuticas da NASA, é categórico: “A convergência de tecnologias e novos modelos de negócios possibilitada pela revolução digital está tornando possível explorar essa nova forma de transporte de cargas e pessoas”.

Assim como aconteceu aos poucos com a aviação tradicional, o UAM também pode se popularizar em algumas décadas. “Nosso objetivo é ajudar a desenvolver o que gostamos de imaginar como um ecossistema inteiro de mobilidade em espaços aéreos urbanos”, diz Davis Hackengberg, engenheiro da NASA que participa das atividades do projeto.

O principal desafio é a questão da segurança do tráfego aéreo e, para tanto, outro projeto está sendo desenvolvido: o Unmanned Aircraft Systems Traffic Management, que já conduziu vários testes do gerenciamento de drones sob diversas condições.  Outros pontos chave são a questão do ruído gerado por esse tipo de tráfego e o uso da eletricidade como energia.

“Deslocar-se com um veículo pessoal pelo ar será algo comum no futuro, e a NASA quer auxiliar a comunidade UAM a fazer isso acontecer”, destaca Hackengberg.


 Fonte: NASA

Imagem: NASA/Lillian Gipson/Reprodução