ESPAÇO

NASA divulga nova imagem espetacular da Nebulosa do Véu

Novas técnicas foram utilizadas para retratar a nuvem de matéria interestelar em uma qualidade inédita
Por: HISTORY Brasil

A NASA divulgou uma espetacular imagem da Nebulosa do Véu, situada a 2100 anos-luz da Terra. Capturada pelo telescópio Hubble, a foto mostra detalhes impressionantes da nuvem de matéria interestelar. Segundo os pesquisadores, novas técnicas de processamento foram utilizadas para retratar a formação espacial em uma qualidade inédita de resolução.

A imagem foi feita usando a câmera Wide Field 3 do Hubble, usando cinco filtros diferentes. Os novos métodos de pós-processamento aprimoraram ainda mais os detalhes das emissões de oxigênio duplamente ionizado (que podem ser vistas em azul), hidrogênio ionizado e nitrogênio ionizado (vistas em vermelho).



A Nebulosa do Véu fica relativamente próxima da Terra

Apenas uma pequena parte da Nebulosa do Véu foi capturada pelas lentes do Hubble. A nuvem de matéria interestelar fica na constelação de Cygnus, relativamente próxima da Terra em termos astronômicos. Ela é a porção visível do Cygnus Loop, um resquício de supernova formado há cerca de 10 mil anos pela morte de uma estrela massiva.

Essa estrela - que tinha 20 vezes a massa do Sol - viveu rápido e morreu jovem, segundo a Nasa. Sua morte resultou em uma liberação cataclísmica de energia. Apesar dessa violência estelar, as ondas de choque e os destroços da supernova esculpiram a delicada paisagem de gás ionizado da Nebulosa do Véu e criaram um cenário de surpreendente beleza astronômica.



VER MAIS;


Fonte: NASA

Imagem: ESA/Hubble & NASA, Z. Levay