MARTE

NASA explica a origem do misterioso arco-íris fotografado em Marte

Seria mesmo possível a ocorrência desse fenômeno no Planeta Vermelho?
Por: HISTORY Brasil

Desde que chegou em Marte, a sonda Perseverance, da NASA, não cansa de surpreender. Agora, as câmeras do equipamento registraram a imagem de um arco-íris no Planeta Vermelho, gerando comoção nas redes sociais. No entanto, a agência espacial dos Estados Unidos deu explicações sobre a verdadeira origem desse fenômeno.

Seria possível um arco-íris em Marte?

A grande maioria dos comentários nas redes sociais questionou a possibilidade de um arco-íris se formar na atmosfera de Marte. Diante dessa dúvida, a NASA explicou que, na realidade, tratou-se de um efeito visual gerado pela lente da câmera do veículo explorador.



“Muitos perguntaram: isso é um arco-íris em Marte? Não. O arco-íris não é possível aqui. Os arco-íris são criados pela luz que reflete nas gotas de água redondas, mas aqui não há água suficiente para se condensar, e faz muito frio para que haja água líquida na atmosfera. Esse arco-íris é um reflexo da lente”, explicou a agência espacial.

A Perseverance chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro, após uma viagem de 470 milhões de quilômetros que durou sete meses. A sonda carrega instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios. Além disso, a missão inclui o primeiro helicóptero a voar em outro planeta. Um dos principais objetivos da missão envolve a astrobiologia. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia, a sonda irá procurar evidências de vida microbiana antiga.



VER MAIS: 


Fonte: RT 

Imagens: JPL/NASA e Shutterstock.com