Inicio

NASA pede ajuda à população para encontrar o misterioso Planeta 9

Por History Channel Brasil em 05 de Abril de 2017 às 19:02 HS
NASA pede ajuda à população para encontrar o misterioso Planeta 9-0

A ideia é que qualquer pessoa possa ajudar a encontrar o nono planeta do Sistema Solar! 

Vídeo relacionado:

Os astrônomos da NASA, da Universidade Estadual do Arizona e de Berkeley se juntaram para tentar localizar um estranho objeto no espaço, situado entre o Sol e as estrelas mais próximas, e que poderá ser o nono planeta de nosso Sistema Solar. Inclusive, foi criado um projeto online chamado Backyard Worlds: Planet 9, que utiliza imagens registradas pelo telescópio espacial WISE, da NASA, de modo que membros da comunidade colaborem na busca pelo objeto misterioso, ao observar um conjunto de fotografias animadas, na tentativa de identificar o Planeta 9.

Cientistas afirmam que o comportamento das órbitas dos objetos no Cinturão de Kuiper (uma região de corpos celestes similares a cometas e que orbitam em torno do Sol, para além da órbita de Netuno) indicaria a existência de um nono planeta. Ele teria tamanho próximo ao de Netuno, mas estaria orbitando a uma distância mil vezes maior que o nosso planeta em relação ao Sol, e é por isso que ninguém ainda foi capaz de vê-lo diretamente até agora.

De acordo com os especialistas, a melhor forma para descobrir mundos novos é escanear sistematicamente imagens em infravermelho do céu, à procura de objetos que se movam (a mesma tecnologia utilizada no Observatório Lowell, no Arizona, pelo astrônomo Clyde Tombaugh, para rastrear Plutão há 87 anos). O nono planeta pode estar por aí, no vasto Universo, esperando para ser encontrado.


Fonte e imagem: ABC