Inicio

Navio naufragado há 400 anos no Mar Báltico é encontrado praticamente intacto

Por History Channel Brasil em 10 de Setembro de 2020 às 19:46 HS
Navio naufragado há 400 anos no Mar Báltico é encontrado praticamente intacto -0

Um navio do século XVII foi encontrado praticamente intacto por mergulhadores na Finlândia. Acredita-se que ele fizesse parte da frota do Império Holandês. A causa do naufrágio da embarcação no Mar Báltico permanece um mistério.

De acordo com os pesquisadores, o navio é do tipo "fluyt". Essas embarcações geralmente tinham três mastros e grande capacidade de armazenar cargas. Barcos desse tipo formavam a base da frota do Império Holandês, que se estendia por cinco continentes e era considerado a maior superpotência do mundo antes do Império Britânico tomar ocupar esse posto.

Os pesquisadores ficaram intrigados com o estado de conservação do navio. Segundo eles, há apenas danos leves em seu casco. Jouni Polkko, membro da Badewanne, equipe de mergulhadores que encontrou a embarcação, disse que não há indícios que expliquem o naufrágio. "Talvez tenha virado durante uma tempestade", especula.

O navio foi encontrado na foz do Golfo da Finlândia. Os pesquisadores acreditam que as condições da região ajudaram a preservar a embarcação. "Apenas em poucos lugares ao redor do mundo, como o Mar Báltico, é que navios de madeira naufragados podem sobreviver por séculos sem serem destruídos", afirmou Polkko. “Devido à baixa salinidade, escuridão absoluta e temperaturas muito baixas durante todo o ano, esses processos (de deterioração) acontecem de forma muito lenta", explicou.


Fonte: Daily Mail

Imagem: Jouni Polkko/Badewanne/Reprodução