PIRÁMIDES

Nem Egito, nem México: saiba qual é o país com mais pirâmides do mundo

Todo mundo está familiarizado com as pirâmides do Egito, as principais atrações turísticas do país. O México também é famoso por estruturas do tipo, construídas por povos pré-colombianos. Mas nenhum desses dois países possui o maior número de pirâmides do mundo. Na verdade, essa marca pertence ao Sudão.

No Sudão, existem cerca de 255 pirâmides de diversos tamanhos, erguidas entre os anos de 1070 e 350 a.C. No Egito, elas não chegam a 140. Os números do México são ainda menores, há apenas 30 pirâmides por lá. 

Acredita-se que os núbios sudaneses construíram essas obras durante o Reino de Kush, na Núbia ancestral. A maioria dessas construções possuía tumbas dos reis e rainhas da região. Diferentemente das pirâmides egípcias, as do Sudão são menores e mais finas, medindo entre 6 e 30 metros de altura

Segundo os especialistas o tamanho de cada pirâmide varia de acordo com o tempo de reinado de cada monarca. As estruturas encontram-se no lugar onde um dia esteve a cidade de Meroé, cuja riqueza dependia da indústria do ferro e do comércio internacional, incluindo Índia e China.


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com