Inicio

Nova força da natureza pode ter sido descoberta

Um experimento científico obteve evidências sólidas de algo até agora desconhecido
Por History Channel Brasil em 23 de Abril de 2021 às 14:28 HS
Nova força da natureza pode ter sido descoberta-0

Cientistas do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que trabalharam no laboratório Fermilab, apresentaram os resultados de um experimento surpreendente. Segundos os pesquisadores, eles podem ter encontrado as primeiras evidências da existência de uma nova força da natureza.

Quinta força da natureza

Para o estudo, foram analisadas partículas subatômicas similares aos elétrons, chamadas múons, que existem por uma fração de segundos. Assim, os cientistas inseriram múons em um acelerador de partículas irradiado por um campo magnético.

Nova força da natureza pode ter sido descoberta - 1

As partículas, em vez do esperado, demonstraram um comportamento titubeante a uma velocidade muito superior à esperada. Por isso, a conclusão é de que uma força natural não conhecida pode ter atuado sobre os múons.

Nova força da natureza pode ter sido descoberta - 2

Hoje, as forças naturais podem ser resumidas em quatro categorias: gravidade, eletromagnetismo, força forte e força fraca. Apesar de o experimento não apresentar resultados conclusivos, os especialistas sugerem a existência de uma quinta força da natureza.

“Descobrimos que a interação dos múons não está de acordo com o modelo padrão. Isso é muito emocionante, porque possivelmente nos aponta um futuro com novas leis da física, novas partículas e uma nova força, que não tínhamos visto até agora”, afirmou Mark Lancastes, professor da Universidade de Manchester e coautor do estudo.

VER MAIS:


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com e Reidar Hahn/Fermilab/Reprodução